terça-feira, 23 de março de 2010

Ouça conselhos

Certa dia um homem chegou a sua esposa e disse: Querida, somos muito pobres, e eu não consigo lhe dar o que você merece, por isso, vou viajar para um lugar muito distante em busca de trabalho e dinheiro, prometo vou para você, tão somente prometa ser fiel a mim. E assim ele partiu para dias e dias de jornada e numa fazenda muito distante conseguir um bom emprego. O rapaz fez apenas um trato com o patrão, disse ele: Por favor não me pague nada, quero apenas um lugar para dormir e comida, guarde todo meu dinheiro, mas, quando eu decidir voltar para minha esposa, você me paga de uma só vez. Após vinte anos de trabalho ele solicitou o seu dinheiro ao patrão para voltar a sua amada.

O patrão consentiu, mas, lhe fez uma proposta. “Na minha direita tenho três sábios conselhos, que posso lhe dar, mas se você os escolher, fico com todo seu dinheiro na minha mão esquerda, pense e me de a resposta”, disse o patrão. Depois de muito pensar o homem respondeu dizendo que escolhera os três sábios conselhos.

Primeiro: “Nunca tome atalhos nesta vida, caminhos mais curtos podem te levar a morte”. Segundo: “Nunca seja curioso para aquilo que é mal”. Terceiro: “Nunca tome decisões em momentos de raiva” e terminou dizendo; “leve estes três pães para a viagem, como dois no caminho e um com sua esposa”. O homem saiu para sua jornada de volta, após dias de viajem alguém lhe informou que conhecia um atalho onde ele poderia chegar mais rápido, o homem até começou a seguir o atalho, mas, lembrou-se do primeiro conselho (nunca tome atalhos nesta vida) e voltou, depois, descobriu que era um atalho que leva para uma armadilha de assaltantes e assassinos que depois de roubarem matavam as vitimas.

Já no meio da jornada parou numa cidade e dormiu numa pousada, a noite ouviu gritos terríveis, mas, ao quando estava levantando para ver lembrou-se do segundo conselho e voltou para cama. De manhã o dono da hospedagem perguntou se ele não ouvira os gritos, a resposta foi sim, mas, não sai para ver. A resposta foi que o filho do dono ficava louco a noite e matava todos os curiosos que saiam do quarto.

A viajem continuou, agora já perto de casa a saudade aumentava, já podia ver a fumaça saindo da chaminé, mas, quando estava se aproximando percebeu que sua esposa estava sentada a sombra de uma árvore com um homem em seu colo. Na fúria do momento, o homem pensou, vou matar os dói, como ela pode fazer isto comigo, fui fiel a ela por vinte anos, mas lembrou se do terceiro conselho (nunca tome decisões em momentos de raiva). O homem dormiu no meio da mata aquela noite, de manhã, mais calmo, decidiu voltar para seu patrão, mas antes se revelou a esposa.

Quando ela o viu pulou em seus braços, mas ele a rejeitava dizendo: “Você me traiu e eu vi”, a resposta da esposa foi surpreendente. “QUERIDO”, disse ela, eu não te trai, aquele homem deitado no meu colo, é seu filho, há vinte anos quando você foi eu descobri que estava grávida, mas, não podia avisá-lo, este é seu filho. A história termina dizendo que os três se abraçaram e choraram, depois, sentaram-se para comer o pão o ultimo dos três que sobrara, quando partiram o pão para a surpresa deles dentro do pão estava o dinheiro de vinte anos de trabalho.

Pense: Conquanto esta seja uma simples história, podemos refletir quanta diferença faz aceitarmos humildemente conselhos sábios para nossa vida.

1 comentários:

  • Anônimo disse...

    Esse homem foi muito esperto...
    Eu gostei muito!

  • Postar um comentário